Grasse, a capital mundial dos perfumes!




Eu como a maioria das pessoas, adora perfumes. E eu fui privilegiada ao morar perto de uma cidade muito conhecida pelos perfumes aqui na França que se chama Grasse, aqui na Côte D'Azur.
Vocês sabem que no Duty Free eu testo todos os perfumes e todas as novidades, mas vou contar um segredinho: Quando eu coloco um perfume vindo de Grasse, já sei que vou receber vários elogios no decorrer do dia, pois realmente eles são muito bons e cheirosinhos, hummmm.




Da onde vem a palavra perfume?


Perfume deriva do latim "per fumum", que significa "pela fumaça". Pois foi justamente pela fumaça que os nossos ancestrais primitivos tomaram conhecimento dos perfumes que exalavam das florestas em chamas. Antes mesmo de dominar o fogo, o homem sentiu os cheiros que algumas árvores com troncos odoríficos, como o cedro e o pinheiro, soltavam no ar. Depois, quando o fogo foi dominado, o homem deliberadamente passou a queimar madeiras e folhas para sentir o aroma que lhe agradava, assim como durante as oferendas aos deuses.


"O Perfume masculino como feminino, é capaz de revelar a personalidade das pessoas. De fato, o perfume é muito mais do que um prazer dos sentidos. É também uma mensagem, algo do próprio ser humano, projetando no exterior seu "eu" profundo, seus gostos, suas aspirações secretas."


Grasse é uma pequena cidade bem charmosa no Sul da França, na Riviera Francesa. As ruas são estreitas e o clima é bem provinciano. A cidade passou a atrair centenas de turistas depois de se tornar a capital mundial do perfume!
O clima ameno da região é ideal para o cultivo de diversas flores. Toneladas de jasmim são colhidas por ano nos campos da cidade. Por isso, ali se instalaram várias fábricas de perfume. Atualmente, além das flores locais, são importadas outras do mundo inteiro, possibilitando a criação das mais exóticas fragrâncias




Na cidade também se encontram os melhores noses (narizes, em inglês) do mundo. Eles são os respónsáveis pela criação dos perfumes. Depois de muito estudo (no mínimo 6 anos em Faculdades especiais) e aperfeiçoamento prático, são capazes de identificar milhares de aromas e fazer a combinação de essências até chegar ao produto final. E eu tenho uma amiga que tem um dos melhores "noses" do mundo e trabalha para uma usina em Grasse.
Para os turistas, as atrações são o Musée International de la Parfumerie (2 boulevard du Jeu de Ballon, Grasse, www.museesdegrasse.com) e também visitar as fábricas de perfume.


La tem varias fabricas de perfume, mas vale muuuito a pena visitar a Fragonard pois é uma das mais antigas, criada em 1926, la você poder ver passo a passo de como eles fabricam os perfumes e até aprender a distinguir a diferença entre "eau de parfum", "eau de toilette", "parfum" e por ai vai.


Vou colocar pra vocês as diferenças:


PARFUM ou Perfume
Possui geralmente de 20% a 40% de fragrância em sua composição é o produto mais caro de comprar e também o menos comum de ser encontrado.

Eau de Parfum – EDP
Possui geralmente de 8% a 16% de fragrância em sua composição é um dos produtos mais encontrados nas lojas.

Eau de Toilette – EDT
Apresenta de 4% a 8% de fragrância e juntamente com o EDP é um dos mais vendidos, possui preço mais acessível.

Eau de Colónia – o EDC
Praticamente não é encontrado, somente entre marcas mais baratas, pois não dura muito tempo na pele. Possui de 2% a 4% de concentração.


No fim da visita na usina, você tem acesso a loja Fragonard e fica enlouquecida querendo comprar tudo hahaha. Na primeira vez que fui comprei um "parfum", que la custa em média 24 euros, uns 15ml e uso so em momentos especiais!


Vou passar todos os endereços da Fragonard que tem lojas em Grasse, Eze, St Paul de Vence e em Paris.


Endereços:
Grasse: 20 Boulevard Fragonard.
Eze: L’Usine Laboratoire Eze-Village.
St Paul de Vence: Chemin Ste Claire.
Paris: (i) Le musée du parfum, 9 rue Scribe. (ii) Boutique du Marais, 51 rue des Francs Bourgeois, (iii) Fragonard St Honoré, 203 rue St Honoré, (iv) Fragonard Louvre, Carrousel du Louvre, 99 rue Rivoli, (v) The theatre des Capucines Museum, 39 Bd des Capucines, (vi) Fragonard Boutique, 196 Bd St Germain e (vii) Boutique de Montmartre, 1 bis rue Tardieu.


Não podia terminar meu post sem antes mostrar a foto do meu perfume preferido, rs


Voilà:




Esse é o perfume que eu citei no começo do post e que faz sucesso, hehe é o de Fruits Rouges do Honore Payan que fica em Grasse.


Na foto tem um perfume de ambiente que também é muito bom e como vocês podem ver ele ta vazio de tanto que usei, com o aroma de Canela com laranja, uma delicinha.


E segue mais uns perfuminhos, dessa vez da Fragonard onde eu comprei no aeroporto:




De todos o que eu mais gosto é o Fleur d'oranger, mas todos são ótemosssss!


E ai pessoal, o que acharam? Acham que eu devo postar sempre dicas daqui da França?
A opinião de vocês é muitoooo importante!


Bisou bisou!!!!!!!!!!!!




Fonte:
Portal São Francisco
Luize Coutinho
Fragonard

9 comentários:

  1. Que assunto bom e cheiro rs Adoro falar sobre perfumes.
    Foi uma aulinha muito importante sobre fragrânçias e tipos de perfumes.Aprendi tudinho!Obrigada Priscila!
    Bjsss Nice

    ResponderExcluir
  2. Parabens pripri, adorei o texto, a região de Grasse lhe deve este merchan, pois além de ressaltar a história do perfume, falou da tradição da região e da qualidade dos perfumes, me lembro da ultima viagem a Grasse, em uma das visitas nas fabricas, eu gostei mais do perfume de laranja e aquele azul de menta.

    ResponderExcluir
  3. Quero tanto conhecer Grasse.
    Dá próxima vez que for praí tenho q passar pelo menos 10 dias, pra conseguir ver tudo. Onde vc mora é bonito demais!

    E vou aproveitar pra comprar perfuminhos tbm!

    Adorei o post Pri. E poste sempre sobre aí.

    Beijos,
    Thá

    ResponderExcluir
  4. Gosto MUITO!!!!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Amiga, que demais esse post! Quantos tipos de perfumes neh? Adorei mto! :)

    Quero conhecer esse lugar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Prometo ser sua guia turística aqui na Côté d'azur, ve se vem logo!!!!! Bisouuu

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por perfumes, seria um imenso prazer morar perto de uma cidade como essa.

    http://tvfabulous.blogspot.com.br/

    Bjs,
    Sté

    ResponderExcluir
  8. Pripri... como vc, também amoooo perfumeeessss!!!:)

    Como está seu novo emprego??? Tá amando???

    Alias, queria pedir 2 coisinha para vc... eu queria saber o qto é o perfume Elixir da Clinique aí (para eu mandar o dinheirinho para sua mami trazer para mim). Me falaram super bem dele, mas nunca senti o cheiro... já que vc testa vários... testa esse e me fala o que vc achou??? Brigadinhaaa!!!:*:*:*
    Bisous

    ResponderExcluir
  9. Oiii Nietta!!! Vou testar amanhã e te falo ok? Beijão linda

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão. Seu comentário é muito importante para nós! Obrigada por visitar o De Sp a Côte D´Azur e volte sempre.